A quem se destina
Onde decorre
Calendário
Investigação
Temas do Programa
Equipa PESO
Apoios Institucionais
Contacte-nos
Avaliações
Imprensa
 
:: Área da Participante
 

Faculdade de Motricidade Humana

Laboratório de Exercício e Saúde

Imprensa

O programa PESO tem vindo a ter cada vez mais destaque nos media. Todas as semans podemos ouvir notícias relativas à Obesidade relmebrando a importância deste problema de saúde na sociedade.
JORNAIS

A Capital (06 Março de 2005)

"O Programa PESO é um projecto de investigação científica que visa igualmente o apoio à comunidade."

"O estudo já permitiu verificar, por exemplo, que o acompanhamento permanente e a repetição de informação sobre comportamentos saudáveis é determinante para a manutenção da perda de peso conseguida com o programa.”

"Este é o primeiro programa multidisciplinar de intervenção no âmbito da prevenção e tratamento da obesidade em pessoas com excesso de peso, aplicado à escala comunitária dos país."

 
Correio da Manhã (06 Março de 2005)

"... estudo inédito sobre o impacto das alterações alimentares alidadas ao exercício físico... As variáveis a testar incluem o peso e composição corporal, factores de risco cardiovascular, metabolismo em repouso e variáveis de saúde mental e qualidade de vida."

 

Jornal Diário de Notícias (06 Março de 2005)

"... segundo Luís Bettencout Sardinha “estudos com uma intervenção comparando diferentes modelos em grupo e sobre a alteração de comportamentos e hábitos nas pessoas, que tenhamos conhecimento não há nenhum em Portugal”."

 

Revista Tempo (02 a 09 de Março de 2005)

"... são quatro as áreas sobre as quais irá incidir este programa: a modificação permanente de hábitos e estilos de vida; o aumento dos conhecimentos sobre o controlo de peso e melhoria da alimentação e nutrição; o aumento da motivação para a prática da actividade física e exercício; e a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar físico e psicológico."

 

Jornal A Capital – Complemento Saúde - (23 Março de 2005)

"O PESO pretende assim dar resposta a duas questões essenciais “qual o impacto do programa em variáveis de saúde mental e física, e perceber as variáveis moderadoras e mediadoras, que no fundo é entender o processo de mudança: como é que se mudam as pessoas de uma forma estável”.”

"A ideia não é pois peder peso rapidamente para mais tarde o voltar a ganhar, mas sim e “esse é o grande desafio da investigação da obesidade actualmente” perder peso a longo prazo e mudar comportamentos.”

"O alargamento do programa a outras pessoas será feito a partir de Setembro... o PESO Comunitário, uma versão curta desta versão, de um ano, também sem custos, mas dirigida à comunidade em geral – adolescentes e adultos de ambos os sexos – obesos, ou que queiram prevenir o excesso de peso."

É sobretudo interssante ajudar as pessoas a tornar o seu dia a dia mais activo."

 

REVISTAS

- Revista Máxima (2004)
- Revista Máxima
(Abril de 2005)
-
Revista Máxima
(Abril de 2005)
- Revista Boa Forma
(Abril de 2005)
- Revista Mulher Moderna na Cozinha
(Abril de 2005): “Controle o peso”

 

INTERNET

- http://www.sapo.pt (entrar em Destaques – Mulher; ou Família – Saúde e Medicina)

- http://saude.sapo.pt/gkBH/243566.html

- http://mulher.sapo.pt/Xt24/551710.html

- http://www.adexo.pt (entrar em Parceiros – FMH).
- http://saude.sapo.pt/gc/548835.html