Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Prova de Português
O Decreto-Lei n.º 43/2007 de 22 de Fevereiro, no seu artigo 10º - Ingresso nos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre - obriga à avaliação do domínio oral e escrito da língua portuguesa a todos os candidatos.
A avaliação corresponde a uma prova de Português cuja matriz poderá ser consultada aqui
Duração oficial
Anos: 2 Semestres: 4 Créditos ECTS: 120
Objetivos
O curso pretende habilitar científica e profissionalmente para o desempenho de todas as atividades inerentes à função profissional de um Professor de Educação Física do Ensino Básico e Secundário. Procura a articulação entre os processos de ação, formação e investigação de modo a garantir o desenvolvimento de saberes e competências que caracterizam o “professor-profissional” - i.e. um professor capaz de se adaptar à diversidade das situações educativas com que se defronta, baseando a qualidade da sua atuação no saber: analisar, refletir e justificar. Os objetivos gerais são formulados em estreita articulação com as competências de desempenho profissional inscritas no “Perfil de Competências Gerais do Professor” estabelecidas no DL n.º 240/2001 de 17 de Agosto, e estruturadas aqui em quatro grandes áreas de intervenção profissional, a saber: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem; Inovação e Investigação Pedagógica; Participação na Escola; e Relação com a Comunidade.
Este curso destina-se aos licenciados da área da educação física e das ciências do desporto por cursos cujos plano de estudos satisfaçam o disposto na alínea 3 do artigo 18º do Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio, nomeadamente integrem 120 ECTS na área disciplinar da educação física e desporto.
Coordenação
Coordenador
Professor Doutor Marcos Teixeira de Abreu Soares Onofre
E-mail:
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| Telf. 214 149 256
Coordenador Adjunto
Professor Doutor António José Mendes Rodrigues
E-mail:
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| Telf. 214 149 254
Áreas Disciplinares
Área científica predominante do curso - Formação de Professores. O curso está predominantemente organizado na área disciplinar Pedagogia e Metodologias de Intervenção nas Atividades Motoras – 114 ECTS e os restantes 6 ECTS podem ser obtidos pela frequência de unidades curriculares de opção nas restantes áreas disciplinares.
De acordo com o artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio, os cursos organizam-se com a seguinte distribuição de ECTS:
- Iniciação à Prática Profissional - 48 ECTS
- Didáticas Específicas - 30 ECTS
- Área Educacional Geral - 18 ECTS
- Área de docência - 24 ECTS
Limitações quantitativas
- Numerus clausus: 87
- Número de vagas destinadas à frequência de unidades curriculares isoladas: 6 (2 por turma) em qualquer unidade curricular, à exceção da de Estágio Pedagógico
Júri de Seleção: Professores Doutores Marcos Onofre (Presidente), Antonio Rodrigues (Vogal) e António Rosado (Vogal).
Júri de Creditação: Professores Doutores Pedro Morato (Presidente), Marcos Onofre (Vogal) e Antonio Rodrigues (Vogal).
Critérios de Seleção e de Seriação e de Creditação específicos
- Satisfação das condições estabelecidas no artigo 17º do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de Março
- Satisfação das condições estabelecidas no artigo 17º do Decreto-Lei n. 79/2014 de 14 de maio
- Qualidade do curso de proveniência do 1º ciclo de acordo com o disposto no n.ºs 3 e 4 do artigo 18º do Decreto-Lei n. 79/2014 de 14 de maio pontuada da seguinte forma:
- 4/5 - Cursos de Licenciatura Universitária em EF pré-Bolonha
- 3/4 – Cursos de Licenciatura Universitária Bolonha em CD ou EF com garantia de 120 ECTS em EF e DE
- 2/3 – Cursos de Licenciatura Politécnico em EF pré-Bolonha
- 1/2 – Cursos de Licenciatura Politécnico em EF com garantia de 120 ECTS em EF e DE
- 0/1 – Outros cursos
- Classificação final do curso (10 a 20 valores)
- Experiência profissional na área da formação e do ensino da educação física e desporto escolar pontuada da seguinte forma:
- 4/5 – Profissionalização em serviço ou exercício, experiência de ensino, de cargos de gestão escolar (órgãos de gestão da escola e gestão intermédia), coordenação de Desporto Escolar e gestor de grupo/equipa, experiência de Supervisão Pedagógica e responsabilidade como Formador Académico e Profissional
- 3/4 – Profissionalização em serviço ou exercício, experiência de ensino, de cargos de gestão escolar (órgãos de gestão da escola e gestão intermédia),
- 2/3 – Profissionalização em serviço ou exercício, experiência de ensino, gestor de grupo/equipa do Desporto Escolar
- 1/2 – Sem profissionalização com experiência de ensino
- 0/1 – Sem experiência de ensino
- Experiência científica na área da formação e do ensino da educação física e desporto escolar
- 4/5 – Formação Científica ao nível de Mestrado com publicações e comunicações na área de especialidade de Educação e Desporto Escolar
- 3/4 – Formação Científica ao nível de Pós-graduação com publicações e/ou comunicações na área de especialidade de EF e Desporto Escolar
- 2/3 – Formação Científica ao nível de Pós-graduação ou cursos acreditados pelo CCPFP
- 1/2 – Formação Científica ao nível de outros cursos breves
- 0/1 – Sem formação científica
- O resultado da entrevista, quando o Júri de seleção decidir sobre a sua necessidade, nomeadamente para o caso dos candidatos que se encontrem na situação referida no n.º 5 do art.º 18.º do Dec-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio.
A classificação final é obtida a partir do somatório das pontuações indicadas para ii a v, para um máximo de 35 pontos.
A creditação é realizada após a apreciação da experiência académica e profissional do requerente, salvo outras possibilidades, de acordo com os seguintes critérios:
- FIPEF[1] – realização de cadeira semelhante na formação dos 1º ou 2º ciclos; ser formador acreditado; ter experiência ou formação contínua na área (nomeadamente supervisão pedagógica).
- EEF2[2] – realização de cadeira semelhante na formação dos 1º ou 2º ciclos; formação contínua na área;
- DEEEFDE[3] – realização de cadeira semelhante na formação dos 1º ou 2º ciclos; formação contínua na área, experiência profissional relevante e prolongada no ensino da educação física e desporto escolar;
- EEF1[4] – realização de cadeira semelhante na formação dos 1º ou 2º ciclos; formação contínua na área;
- ITEF[5] – realização de cadeira semelhante na formação dos 1º ou 2º ciclos; formação contínua na área;
- EIEF[6] – realização de cadeira semelhante na formação dos 1º ou 2º ciclos, experiência de formação na área, experiência profissional neste domínio;
- ETDE[7] – realização de cadeira semelhante na formação dos 1º ou 2º ciclos; formação contínua na área; experiência profissional no DE;
- AE[8] – realização de cadeira semelhante na formação do 1º ou 2º ciclos, experiência profissional no ensino;
- GCOE[9] – realização de cadeira semelhante na formação do 1º ou 2º ciclos, experiência profissional no âmbito de cargos de gestão intermédia;
- TGCEF[10] – realização de cadeira semelhante na formação do 1º ou 2º ciclos, formação contínua na área, experiência de ensino;
- AAFDE[11] – realização de cadeira semelhante na formação do 1º ou 2º ciclos, experiência profissional no âmbito da animação e das atividade de complemento curricular;
- IE[12] – realização de cadeira semelhante na formação do 1º ou 2º ciclos, experiência profissional no âmbito da investigação e inovação;
- EPSE[13] – realização de cadeira semelhante na formação do 1º ou 2º ciclos, experiência profissional no âmbito de iniciativas de educação para a saúde na escola;
- EP[14] – realização do estágio em moldes semelhante ao que é proposto, profissionalização em exercício e em serviço, experiência profissional na orientação de estágios. Relativamente aos estudantes detentores de um expressivo curriculum profissional e académico e aos que concluíram os planos de estudos profissionalizantes pré-Bolonha, nos termos do n.º 3 do art.º 45.º do DL 115/2013, realizarão um relatório detalhado da atividade profissional nos últimos 5 anos ou o relatório da atividade de estágio relativo à área 2 (Inovação e Investigação) e subsequente prova pública de discussão dos mesmos documentos.
[1]Formação e Identidade Profissional em Educação Física
[2]Ensino da Educação Física II
[3] Dimensão Europeia do Ensino da Educação Física e do Desporto Escolar
[4] Ensino da Educação Física I
[5] Inovação e Tecnologia em Educação Física
[6] Estratégias de Inclusão em Educação Física
[7] Ensino e Treino do Desporto Escolar
[8] Avaliação Educacional
[9] Gestão e Cultura Organizacional Escolar
[10]Teoria e Gestão do Curriculum em Educação Física
[11] Animação da Atividade Física e Desportiva na Escola
[12] Investigação Educacional
[13] Educação e Promoção da Saúde na Escola
[14] Estágio Pedagógico
Propinas
Valor da propina anual: 1063,47€
Regulamento de propina de Mestrado – Ano letivo 2021/2022
Horário de funcionamento do curso
Regime diurno
Admissão a Provas
Poderá aceder em baixo aos seguintes requerimentos:
- Admissão a Provas
- Entrega da Versão Definitiva da Dissertação/Relatório
- Entrega da Versão Definitiva da Dissertação/Relatório após Reformulação
- Termo de responsabilidade
Legislação